sábado, 13 de maio de 2017

O começo do BMX (Bicicross), em Pernambuco capitulo 2

Rory tinha um amigo chamado Thiago que tinha uma monareta também e arriscava alguns saltos nas rampinha do terreno de barro que seria no futuro um supermercado, eu ficava pegando voltas nas bikes deles e voltava para casa de carona no bagageiro da bike.

        Chegou Setembro de 1982 e meu pai me levou no dia 6 para escolher a sonhada bike, fomos na loja do Alcemir da técnica São João, próximo a Dantas Barreto, onde meu pai tinha loja, chegamos lá confirmei que a Bmx super(Tanquinho) não era mais fabricada, fiquei um pouco frustrado por não poder comprar a bike que parecia uma moto, foram dadas duas propostas, a bmx pantera com freio a tambor uma novidade na época, e a caloicross geração 80, igual a de Fábricio Xisto, com a dica do vendedor escolhi de forma errada a Bmx Pantera com freio a tambor, decisão que vim a me arrepender tempos depois, mas bem depois, no dia de escolher a bike levei um amigo que também tinha monareta e morava perto (Nandinho) Fernando Gonçalves, o pai dele tinha um Maverik Amarelo impecável com rodas esportivas um carro lindo. Nandinho achou a Bmx Pantera a melhor opção, mas na frente descobrimos que a caloicross era melhor no design, pois os caras aviam feito uma copia da Mongoose americana, o guidão era mais reto em quanto o da Pantera era muito curvo e a geometria do quadro da pantera era muito em pé, o freio a tambor amarrava a bike e carregava-mos um extra peso com a roda presa, mas nada disso impedia as diversões nas rampas e rampas que descobrimos pelo bairro, e a gurizada ficava impressionada com a tecnologia do freio a tambor, e eu ficava cheio de marra, agora com minha bike eu podia acompanhar melhor Rory e Thiago, Nandinho deu prioridade ao Surf, pois morava-mos no bairro de Piedade litoral de Jaboatão dos Guararapes, grande Recife, o surf crescia muito, as revistas fluir eram uma sensação para moçada, mas nessa mesma revista saiam reportagem do bicicross do Rio e São Paulo.

      Nesses rolês no terreno de barro do futuro supermercado esperança, conheci (MONZA) Moisés Barbosa, ele andava na BMX tanquinho da irmã dele, e saltava bem as rampas, simulava uns projetos de table top que era um atrativo para os iniciantes, Monza na primeira impressão me pareceu um cara muito descolado e descontraído, muito briguento, no dia que eu conheci soube logo de uma briga no terreno do barro, onde chamavamos exatamente de "o barro", futuramente seria construído um supermercado, lá mesmo fizemos uma amizade, apresentei ele a Rory, que a princípio foi receptivo, Thiago aos poucos se afastou, dando prioridade a outros projetos, apareceu nessa época meu primo Rique que era super descolado e também tinha Monareta, mas logo conseguiu uma Bmx usada para nos acompanhar, sempre aparecia do nada e sumia do nada também, pois ele era muito independente e namorador, sempre atras das meninas, rsrsrs, Rique era dois anos mais velho que eu, mas convivia com os outros primos mais velhos que tornava ele mais maduro, passamos muitos verões em são José da Coroa Grande praia de pescadores bem longe de Recife, estradas precárias na época e carros lentos e lotados de colchões, ventiladores e crianças, era o maior barato, com essa formação começamos um time de bicicross, Rory e Moisés sempre trazendo novidades das revistas, trazendo informações sobre o cenário do eixo Rio São Paulo, esse movimento começou a despertar o interesse de Franci meu irmão que vez ou outra já revesava a bike nas rampas das proximidades e ele andava em meu guidão para outras rampas mais distantes, rolavam algumas disputas entre eu e ele para quem ia sair na bike, eu sempre saia escondido, eu tinha 12 Anos ele apenas 10, era mais fácil de enganar, mas com isso ele foi despertando um desejo maior de praticar, quando ele ficava a opção era interagir com as outras crianças da rua, as que jogavam futebol, voley, pinhão e bolas de gude, por sinal muitas delas nos odiavam, pelo fato de passarmos devastando tudo com as bikes, tempos depois interagi com alguns e dei boas risadas das besteiras que faziamos.
Caloi Cross igual a de Xisto

Xisto de branco acenando com a luva lá atras, na pista da Punhat 1983 Olinda
Equipe Metalsol, uma das 1as do Nordeste, começamos em 82
Bike que comecei a andar de bmx em 1982
antes disso pegava carona de monareta.



8 comentários:

  1. Olha enchem de lágrimas e o coração de emoção! Sensacional relembrar essa época, uma fase de amizade e companheirismo! Lembro de quando roubaram meu guidão que tínhamos acabado de pintar e estava secando ao sol, fomos toda esquipe black panter até e feira do troca de Prazeres e estava lá o guidão sendo vendido, cercamos o cara é recuperamos hahahaha coragem e companheirismo da equipe. Ass: Xisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que massa essas lembranças, bom ter compartilhado Xisto!

      Excluir
  2. Época muito boa.
    Eu acabara de chegar em Jardim Atlântico, morava apenas uns 800 metros da pista da Punhate. Também comecei com uma Bmx com Tanque, logo quebrei o quadro saltando. Depois ganhei uma Extra Light vermelha, era a bike do momento. Fiz um upgrade e a deixei com apenas 7,8kilos.
    Além de usar nas pistas de bicicross também dava uns saltos numa Rampa de Skate que havia no Olinda Praia Clube. Andávamos sempre juntos o Kadosinho, O Dijalminha(falecido), o Cinho Pabuff(falecido), Douglas, Eron, George o crente,
    Saudade de tudo isso que, valeu muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa minha bike foi roubada de dentro do Olinda Praia Clube....tive alguns suspeitos mas, deixei pra lá .

      Excluir
    2. esse eron,,eu conheci,,nao era o irmao de equinho,,,eles moravam na subida da ladeira,perto do terminal do jardim atlantico

      Excluir
    3. eu andei nessa pista da punhate,,com a bike aro 20 da minha prima,,eu nao tinha bike na epoca,,,so usava e acabava a dela,kkk,a galera tambem ia andar muito a noite,,la em rio doce,, onde hoje tem a vila olimpica ( lula)

      Excluir
    4. Lembranças fantásticas dessa turma!

      Excluir
  3. se nao me engano a bike de eron,,era uma brandine,,de amortecedor,,(lula)

    ResponderExcluir