segunda-feira, 15 de maio de 2017

O começo do BMX (Bicicross), em Pernambuco capitulo 3

O dia em que conheci Junior(Bunda) Ateniense

em 1982 eu estudava no coração de Maria, colégio conceituado no bairro de Piedade com alunos de Candeias, Boa Viagem e adjacências, meu pai pagava condução escolar para que eu pudesse frequentar as aulas, Franci e Tati sempre estavam prontos primeiros, daí eu inventava uma desculpa que iria com um amigo para escola, que ia fazer trabalho de casa e tal, comecei com essa desculpa porque um amigo chamado Wamberto me dava essa cobertura, mas o plano de nós dois era ir de bike para escola, nessa época eu tinha alergia a muitas coisas, tinha um cansaço de asma muito forte e sentia que a bike libertava desses inconvenientes, embora meu pai ficasse bravo pois a noite eu torcia muito e ele culpava o terreno de barro e ameaçava tomar a bicicleta, dai eu prometia sem cumprir que não andaria no terreno de barro, daí eu dava essas pedaladas no asfalto para soltar os pulmões que sofriam com a adaptação do ar em abundancia, mais tarde tomei consciência de como foi bom a bike para meu processo de cura da asma, na escola estacionava a bike no bicicletário todo orgulhoso de ter pedalado a incrível distância de 4,2 km, pouca mais para época era uma façanha, outros meninos ficavam doidos para fazer, no caminho de volta era bem legal pois chegava em casa com a claridade do dia, pois na condução faziamos muitas voltas entregando todas as crianças, daí eu aproveitava melhor o tempo, fazia a tarefa de casa e encontrava os amigos de biciciross, então em umas dessas voltas vi um cara a minha frente em uma Bmx Pantera azul, a minha era amarela, estavamos transitando pelas três faixas de Piedade, atual Ayrton Sena, então quando o muleque viu que eu ultrapassei ele ficou valente e me ultrapassou mais uma vez, ficamos nessa disputa até a altura do bompreço de piedade, era claro e nitido o quanto ele era mais preparado que eu, ele abriu uma boa distância e sumiu na entrada do bompreço, nessa época a faixa do meio era apenas para bicicletas e pedestres, muito legal para os ciclistas, mesmo frustrado pelo coro que levei do carinha eu tomei como lição para me preparar para outras aventuras do tipo, no sábado seguinte estavamos trabalhando em terreno baldio em frente ao meu prédio, pois o supermercado esperança havia começado a ser construído no local o "Barro" sendo assim a diversão lá já era, na frente de meu prédio tinham vários obstáculos de resto de construção dos prédios vizinhos, e aproveitamos esse material para fazer o percurso, com muita dificuldade pois tinha muita areia no terreno, o que dificultava a construção, mas a cada dia faziamos uma parte, até o zelador do prédio ajudava, e no meio dessa empreitada a noticia de uma pista de cross de espalhava, pois a galera do "local o barro" ficou sabendo da nova pista, dai muitos garotos passavam a notícia de um para outro, então Junior chegou na obra e logo reconheci a bmx pantera voadora que me fez comer poeira, Junior Bunda tinha as pernas desenvolvidas para a média dos meninos, jogava futebol de salão e era muito competitivo, ele veio com mais dois amigos da orla, e terminaram ajudando nas rampas, mas não demorou muito para tirar um sarro do pega que fizemos nas três faixas, e eu tive que aguentar calado, pois aguentei por um bom tempo essa superioridade, Junior foi campeão Pernambucano 4 anos consecutivos, era uma máquina de andar, um atleta exemplar, pois treinava esportes complementares e tinha muita disciplina, era fan de Nelson Piquet e Ayrton Sena, sua bike sempre impecável, limpa e com peças de ponta.
Dessa forma Junior(Bunda) Ateniense juntou-se a nosso grupo.
                                     
                         Team Black Panther

          Moisés denominou então que eramos o Team Black Panther, equipe pantera negra, e bolou logomarca, padronização de números, ele era o numero 7, eu queria o numero 70 mas aproveitavamos os números da caloi e só consegui 71, e logo comecei a usar, Rory escolheu o 77, Franci meu Irmão escolheu o 75, Rique o 74, Junior Bunda o 72, Bom tempo depois recebemos Helder Vasconcelos que não chegou a integrar a Team Black Panther mas logo adotou o numero 70, Pig Luciano também era nosso amigo mas nunca chegou a correr, adotou uma placa com numero sete também.

Equipe pousando para fotos, da esquerda para direita.
Moisés(Monza), Rique, Rory, Cremildo nosso patrocinador, Junior Bunda e Quinho sentado.
na Rua Brigadeiro Melibeu, rua onde começamos tudo

Olinda 1983, esq para dir. Franci Vital, Rique, Soraiva, Rory, Vandré, Junior Bunda e Moisés Monza
pista da Punhat
Moisés, Franci, Vandré, Rory, Rique, Junior Bunda, Cremildo Junior e Cremildo
proprietário da empresa Metalsol
1982 queda no quintal da casa de Moisés, Luciano Pig tirando onda do no footer, kkkk

1982 em frente ao meu prédio, 1a pista de bicicross de PE

1983~84 pista da Punhat em Olinda, Rory saltando as rampas sem recepção

1982 Moisés Monza, salto em rampas próximos de minha casa

Moisés Monza, Saltando Rampa no quintal de sua casa

1982, eu, Franci e Tati meus irmão deitados para Monza saltar

Eu e Franci se recuperando de capote com minha BMX Pantera 1982

Rory com sua incrível Caloicross extra ligth-1983 em frente ao prédio que eu morava
Revista Placar, Publicação de 20 de Julho de 1984
Divulgou em seu calendário a 2ª Etapa do Campeonato Punhat.
Punhat Bicicross Clube
22/07/1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário