segunda-feira, 26 de março de 2012

Como Fazer Bmx!

Depoimento de Site Português. Propedalar.
O treino de BMX também deverá ser constituído por um treino diário. No meu caso, sou eu que me treino a mim próprio, no entanto há equipes com treinadores especializados que dão formação aos mais novos. Estou convicto que para esses atletas que são seguidos por um treinador, este artigo também não lhes trará nada de novo, mas para aqueles que como eu não têm um treinador e que têm de descobrir sozinhos e com os amigos, como fazer as coisas, então este artigo poderá ser uma ajuda. Juntando este manual à paciência e dedicação, julgo que trará sucesso na tua evolução.


Treino do arranque

Um bom BMXer necessita de ter um arranque no gate consistente. Para desenvolveres um arranque consistente, começa a treiná-lo devagar. É uma questão de "motion" e "timming". Escolhe um som ou uma luz (gate electrónico), para dares início à motion de arranque. Essa motion deverá ser realizada da seguinte forma:
Deverás equilibrar-te em pé na bike com a anca ligeiramente atrás do selim, com os pedais alinhados de forma a que te sintas confortável e que tenhas possibilidade de aplicar toda a tua força na 1ª pedalada . Para te ajudar a aplicar a força máxima deverás levar a tua anca para junto do volante ao mesmo tempo que deverás iniciar a 1ª pedalada


As 2ª e 3ª pedaladas também são muito importantes, devendo nelas também ser aplicada a tua força máxima. Para auxiliar a aplicação da força nas restantes pedaladas, deverás puxar o guiador para cima do lado que pedalas para baixo. (ex: ao empurrares o pedal direito para baixo, puxas a mão direita para cima, e assim sucessivamente) nesta técnica de pedalar a bike inclinar-se-á para a esquerda e para a direita muito rápido repetidamente, enquanto que o teu corpo deverá manter-se sempre estável e equilibrado na vertical. Os braços e as pernas deverão trabalhar sempre em conjunto.

Treina 10 arranques consecutivos sempre com a mesma motion antes de mudares qualquer coisa, mesmo que estejas descontente com os resultados. A maioria de nós mudamos a nossa motion e timming em cada arranque, como resultado disso, leva-nos a confudir as nossas capacidades com sorte e vice versa. Julgo que a maioria de nós, eu inclusivé, temos maus arranques por não sermos consistentes. Quando um gate nos corre mal, começamos tudo de novo, mudando a motion e/ou timming, o que provoca uma confusão no nosso cérebro. Desenvolve uma técnica de arranque relaxada que consigas repetir sempre. Se essa técnica não te faz muito rápido, faz pequenas alterações, repete-as muitas vezes e só depois analisa se essas modificações te ajudaram ou prejudicaram.











Transpor os obstáculosOutro aspecto que para praticar Bicross se tem de treinar muito, é como transpor os obstáculos. Existem três formas de fazê-lo: dropando, saltando, ou em técnica (também designado por enrolar).

Dropar obstáculosA forma mais fácil para os iniciantes no BMX em transpor um obstáculo, é dropando. Imaginemos um duplo. Basicamente acompanhas o monte com os braços e as pernas. As bikes de BMX não precisam de amortecedores porque os racers utilizam os braços e as pernas para amortecer e contornar os montes. Assim sendo os cotovelos e os joelhos deverão sempre permanecer num meio termo sempre prontos a encolher e a esticar consoante seja necessário. Se tiveres os braços completamente esticados, vais te sentir desconfortável ao transpor o obstáculo, o mesmo se passará com as pernas se as tiveres completamente esticadas.
Estão a dropar o table, aproveitando para pedalar mesmo em cima do table. Assim não quebraram o a velocidade.
Então quando te aproximas do duplo e ficares a meia bicicleta de distância, paras de pedalar ficando na posição normal (braços ligeiramente flectidos e descontraídos, a anca ligeiramente atrás do selim e as pernas também ligeiramente flectidas e descontraídas). Quando a roda começar a subir o monte, os braços deverão acompanhar o movimento da roda flectindo-se. O guiador vai-se aproximar ficando +/- a um palmo do teu peito e os braços ficarão totalmente encolhidos. Quando a roda da frente passar o topo do monte, deverás esticar os braços e utilizar o peso do teu corpo para auxiliar a força que farás com os braços para empurrar a roda da frente para baixo. Neste momento a roda de trás estará a atingir o topo do monte, e aqui as pernas deverão estar totalmente flectidas, com as coxas praticamente a tocar no peito. (as rodas não deverão levantar do chão). Na segunda bossa do duplo fazes exactamente o mesmo processo que na primeira. Assim que a roda de trás começa a descer o obstáculo, deverás começar logo a pedalar


Enrolar obstáculosOutra forma de transpor os obstáculos é enrolando. Para enrolar um duplo, tal como na situação anterior, deixas de pedalar até meia bicicleta de distância do obstáculo ficando na posição normal. Flectes os braços quando a roda da frente sobe a primeira bossa. Agora em vez de empurrares a bike para baixo com o corpo e com braços, assim que a roda passar o topo da primeira bossa esticas os braços para a frente, o corpo mantém-se com a anca atrás do selim, e as pernas flectem-se completamente.


Quando a roda de trás começar a descer a primeira bossa, esticas as pernas e ao mesmo tempo puxas o guiador até à anca. O teu corpo neste momento estará completamente na vertical e os pedais alinhados na horizontal. A roda da frente deverá estar sempre a uma altura que permita passar a segunda bossa sem lhe tocar (Imagem4). Quando a roda de trás começar a subir a segunda bossa, deverás começar a flectir as pernas e esticar os braços para a frente. Assim que a roda da frente passar o topo da segunda bossa, deverás empurrar a bike para baixo com os braços e com o corpo de forma a que a roda aterre na descida do obstáculo.

Assim que a roda de trás começar a descer, começa a pedalar. Nota: Durante todo este processo deverás focar visualmente sempre o topo da segunda bossa. Este movimento é muito bonito e elegante e parece bastante fácil. No entanto necessita de bastante motion corporal, força nas costas e braços, necessita também da técnica de fazer um cavalinho em pé ("Manual" em Inglês) que exige equilíbrio.

Agora vou explicar promenorizadamente uma forma de treinares fora da pista a fazer este tal cavalinho em pé, para depois aplicares essa técnica na pista.(Manual) ou (Surf)

Como em todos os aspectos que te foques no treino do BMX uma coisa imprescindível é a atitude positiva. Nunca penses "eu não consigo" ou "nunca vou conseguir" ou "é impossível". Tudo levará o seu tempo. Não existe uma regra, poderás aprender em dias, semanas, meses. Até conseguires conhecer o ponto de equilíbrio da tua bike de tal modo a fazeres dezenas de metros em cavalinho em pé poderá até levar anos. Esta técnica tem muito a ver com as leis da física, ou seja, terás de encontrar o ponto de equilíbrio da tua bike em relação ao teu peso, terás de te equilibrar não só lateralmente como quando vais com as 2 rodas no chão, mas também terás de te equilibrar para a frente e para trás simultaneamente. Terás de traçar uma linha imaginária na vertical (centro de gravidade) que passará pela roda de trás. Pensa na letra Y. A perna de baixo do Y seria a roda de trás, a de cima da direita a roda da frente, e a perna de cima da esquerda seria o teu corpo. As duas pernas de cima têm de ter uma compensação de peso para que o letra se equilibre. Terás de fazer o mesmo na bike. Terás de equilibrar o teu peso com o da parte da frente da tua bike.

Então para começar deverás escolher um local plano sem inclinação e com bastante espaço. Não o faças na estrada. Seria muito perigoso!!! Depois de encontrares o local ideal pedala a uma velocidade normal, não convém ser muito devagar pois dificultar-te-á no equilíbrio lateral.

Passo 1- Começa então na posição normal.

Passo 2- Flecte ligeiramente as pernas e estica os braços, o teu ponto de gravidade vai ficar mais baixo, aumentando a estabilidade e o teu centro de gravidade agora vai passar da zona dos crenques para trás do selim.

Passo 3- De seguida deverás começar a esticar as pernas e manter os braços esticados, a roda da frente vai começar a levantar, mas não deverás "puxar" a bike com os braços mas sim com as costas ao mudares o centro de gravidade mais para trás.

Passo 4- Enquanto continuas a "puxar", deverás naturalmente esticar-te com os pés sempre na horizontal e a roda continuará a subir. As pernas continuam a esticar-se.

Passo 5- Já com as pernas todas esticadas, começas a usar os braços para continuar a levantar a roda da frente
Passo 6- E já está! Conseguiste um cavalinho em pé. Estarás em pé juntamente com a tua bike, com o volante +/- a um palmo da tua cintura.

Passo 7- Agora é altura de baixar a roda da frente que também é importante
Passo 8- Tenta pousar a roda da frente suavemente no chão e volta à posição normal

Sem nenhuma pedalada, durante toda a manobra os pedais estiveram alinhados. Muitos tentam puxar a bike com uma pedalada. Isso funciona com os Mountain Bikers. No BMX não!

Quando dominares esta técnica e conseguires sentir o ponto de equilíbrio, estou convicto que conseguirás aplicá-la nos obstáculos da pista.

Saltar obstáculosA outra forma de contornar os obstáculos, é saltando. Esta é a forma mais espectacular, mais elegante e mais característica do Bicross. Para conseguires saltar um obstáculo necessitas também de muita técnica, não necessariamente para saltar, mas mais para aterrar. Como disse a Andreia após um tralho na pista do Forninho : "...eu saltar sei...não consigo é aterrar!!!"

Pois é, mas não podes deixar que o medo de cair te atrapalhe na aprendizagem desta técnica de contornar os obstáculos. As protecções poderão ajudar neste aspecto. Se tiveres capacete, luvas, cotoveleiras, joelheiras e porque não um protector do tórax. Poderás sentir-te mais confiante, eliminando o medo de te magoares.


Imagem 13- John Purse a saltar. Um bom exemplo de salto nivelado, com as pernas e braços flectidos, péns nivelados e os olhos a focarem o local de aterragem...


Vamos lá então às dicas para saltar um duplo. Tal como nas situações anteriores, paras de pedalar a meia bicicleta de distância do obstáculo, mas agora em vez de te colocares na posição normal, tens de te flectir um pouco mais. Com as pernas mais flectidas, vais baixar o centro de gravidade. Quando a roda da frente começar a subir a 1ª bossa, começas a esticar-te, de forma a que estejas completamente esticado quando a roda de trás estiver no topo da 1ª bossa. Já no ar deverás permanecer nivelado (Imagem13), flectindo os braços e as pernas. Mas deverão ficar sempre numa posição intermédia, porque se flectires demasiado, não conseguirás amortecer a aterragem, no caso de esta não ser suave. O objectivo será aterrares na descida da 2ª bossa, pois assim a aterragem será suave e para além de manteres sempre o equilíbrio, também ganharás mais velocidade. De início o importante é que consigas seguir os passos atrás referidos sempre focando a bossa em que queres aterrar. Tens de ter a preocupação de passar a roda da frente para além da 2ª bossa. Caso não consigas passar a roda de trás, não há problema desde que consigas amortecer o impacto com as pernas.


Imagem 14- Um salto em estilo Nose Diving










O objectivo de quando se salta, é fazê-lo da forma mais rápida possível. Para isso não poderás saltar demasiado alto, pois perderias tempo. Mas isso é para quando já saltares bem. Agora o importante é manter a bicicleta nivelada na horizontal enquanto vais no ar, não convém que nenhuma das rodas vá mais baixa que a outra. Para isso tens de manter o corpo equilibrado na bicicleta e os cotovelos e os joelhos ligeiramente flectidos.

No entanto de início também poderás optar pelo estilo MotoCross (nose up) que é manter sempre a roda da frente mais elevada que a de trás. Não te aconselho é a fazer nose diving. Nose diving é baixar a roda da frente enquanto vais no ar. É uma forma bonita e eficaz de fazer o salto, mas não permite erros (Imagem14). Só deverá ser efectuado por Racers que tenham muita confiança na sua técnica de salto.



Já concluímos que não é uma boa ideia saltar a maioria dos obstáculos em nose dive, então como e quando aplicar cada estilo de salto? A resposta depende do tipo de obstáculo envolvido. Então aqui vai um pequeno guia:



- Pequenos duplos e tables deverão ser saltados com as rodas niveladas (Imagem13), focando visualmente a segunda bossa. Assim que o cubo da roda frente passe claramente o obstáculo, empurra o guiador para baixo e puxa a traseira. Se parecer que não vais conseguir passá-lo, inclina-te para trás e prepara-te para amortecer o impacto.

- Tables longos devem ser saltados com a roda da frente ligeiramente apontada para cima.(. Se não vais conseguir passá-lo, levanta ainda mais a roda da frente; se vais conseguir passá-lo, nivela a bike e mantém o dedo do travão para o caso de ser necessário. Se o salto for demasiado longo, assim que pousares dá um toque no travão e a frente baixará.







Imagem 15- Randy Stramphauser, a começar a pedalar, logo que a roda de trás aterra no final da 2ª bossa.


- Duplos assustadoramente grandes, deverão ser saltados com a bike nose up a um ângulo de 45º. enquanto estiveres no ar, empurra a bike duas vezes para a frente. A 1ª serve para ajudar a bike a subir mais de uma forma equilibrada, a 2ª vez servirá para te ajudar a aterrar. Tenta manter a roda de trás o mais baixo possível. Porquê? Porque não consegues acelarar no ar e se conseguires aterrar a roda de trás no topo do da 2ª bossa, poderás pedalar logo a descer (Imagem15).

- Step-ups devem ser saltados com a bike nivelada, se vires que não o vais passar deverás levantar a roda da frente.

- Step-downs devem ser saltados com a bike nivelada e assim que vires que o cubo da roda da frente passou, fazes nose-down, mas nunca antes, pois se não passares o obstáculo, poderás magoar-te seriamente.

Mais tarde ou mais cedo irás sentir-te confortável a saltar e farás nose diving em todos os obstáculos. Mas não te esqueças que para começar deverás optar por manter a bike nivelada como diz nos passos anteriores. Não tem tanto estilo, mas é mais seguro.

A outra característica também muito importante para colocares no teu esquema de treinos é a arte de curvar!

Mas esse tema ficará para a 2ª Parte deste artigo que escreverei brevemente.

Mantém-te atento!

A teoria já a tens...agora vai treinar!!!

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fonte; site portugues de bmx.; propedalar





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