sábado, 10 de março de 2012

O PRIMEIRO VÍDEO DE BMX EM 1957 FIETSCROSS: O BMX COMEÇOU NA HOLANDA NOS ANOS 1950.


Recentemente foi descoberto um artigo de jornal, fotografias e um vídeo que comprovam que o BMX e as corridas de BMX organizadas não nasceram nos anos 60/70 na Califórnia (EUA) mas de facto em
Amersfoort (Holanda) no ano de 1958. [1]



Nos anos 60, as crianças imitavam seus ídolos do motocross com suas bicicletas, construíam pistas e faziam corridas informais. Assim nascia um novo esporte. Durante os anos 70 este novo esporte começou a crescer, surgiram equipes, campeonatos, revistas especializadas, marcas novas de peças e bicicletas BMX.

No final dos anos 70 alguns pilotos mais velhos como Tinker Juarez [2] começaram a aventurar-se em piscinas e skateparks, até ai território dos skaters. As manobras que começaram a criar fora das pistas de terra, começaram a dar nas vistas. Surgia o Estilo Livre, ou Freestyle. Um dos pioneiros, e considerado "pai" do Freestyle foi o Bob Haro, que inventou muitas das primeiras manobras e também criou a Haro Bikes e a primeira BMX de Freestyle - Haro Freestyler [3]. Outros pioneiros foram R.L. Osbourn, Woody Itson, Mike Dominguez e Martin Aparijo.
Durante os anos 90 apareceu um novo herói, Matt Hoffman [4], que "salvou" o BMX Freestyle numa época em que a popularidade do BMX quase que desapareceu. Hoffman criou a Hoffman Bikes, organizou campeonatos e bateu vários recordes mundiais e foi durante muitos anos o campeão mundial na disciplina Vert.
Kevin Jones foi a outra grande figura doa anos 90 mas no estilo Flatland. Jones apenas participou em alguns campeonatos como amador no final dos anos 80 mas era suficiente para meter medo aos "Pro's" cada vez que aparecia. Foi na sua pequena cidade de York, Pennsylvania (EUA) que ele inventou centenas de manobras novas e criou uma serie de filmes chamados "Dorkin' in York" [5] que revolucionaram o Flatland.
O documentário Joe Kid on a Stingray [6] é o primeiro filme a contar a história do BMX desde o lançamento da bicicleta Schwinn Stingray[7] em 1963 até aos X Games passando pela época de ouro do BMX nos anos 80.
O BMX, que para alguns é um esporte e para outros estilo de vida, é caracterizado pelas manobras que vão desde as simples às arriscadas, e sempre onde é praticado chama a atenção do público por ainda ser um esporte novo e pelo belo visual conferido pelas manobras e pela emoção sentida pelo público a cada manobra arriscada.
Atualmente o BMX já está entre os maiores desportos de acção do mundo, sendo inclusive um dos que mais crescem em número de participantes. Vários campeonatos são realizados anualmente, no mundo.
FONTE; WIKIPEDIA
  1. O BMX nasceu em 1957 na Holanda OutRiding BMX Magazine Portugal
FIETSCROSS: O BMX COMEÇOU NA HOLANDA NOS ANOS 1950.

A VERDADE: BMX COMEÇOU NA HOLANDA NOS ANOS 1950 – Bem diferente da história que nos contaram ao longo dos anos de que o BMX (Bicycle Motocross) teria começado nos Estados Unidos, o primeiro registro de uma corrida de BMX, ou melhor Fietscross é de 1957 e foi realizado na Holanda.
Um filme produzido em 1957, em Amersfoort na Holanda nos dá sinais claros de onde teria começado de verdade o BMX – ou melhor o Fietscross – e talvez seja esse o motivo de que até hoje os Países Baixos –  são um grande celeiro de campeões das pistas. Não se sabe ao certo porque o movimento do bicicross não conseguiu se alastrar pela Europa após os primeiros campeonatos disputados na Holanda, há quem acredite que algum grave acidente tenha desestimulado a continuidade e a evolução do esporte, talvez por erro estratégico os dirigentes pensaram que se tratava de coisa de crianças, porém o certo é que tanto nos Estados Unidos como na Holanda o BMX começou com a garotada imitando seus ídolos do motocross.


A grande diferença entre os jovens europeus – sim corridas desse tipo aconteciam na Holanda, Bélgica, Suécia e Dinamarca é que por lá ao invés de adotarem as bicicletas de aro 20” e quadros menores especialmente projetados, a garotada usava bicicletas com aros 26” ou 28” – muita bicicleta de passeio e modelos femininos com algum ou outro reforço na sua estrutura e principalmente guidões com a barra de proteção, imitando os modelos usados no motocross.

Após o começo histórico do fietscross, o BMX  só voltaria a se reestruturar  e espalhar pela Europa em meados dos anos 80. Na Holanda o movimento se iniciou em  1978 com a criação da federação holandesa, daí pra frente o país se transformou em uma grande máquina de produzir campeões.

A história do BMX holandês está intimamente ligada à realização de uma tradicional prova de Motocross, a Moto-Cross of Aces, uma prova internacional que levava para o pequeno povoado de Sr. Anthonis um público superior a 40.000 espectadores, a primeira edição aconteceu em 1947  e foi disputado até 1985.

A Moto Cross of Aces era uma provocação para a garotada dos pequenos vilarejos da região  e claro que em pouco tempo os garotos de St. Anthonis deram um jeito de imitar seus ídolos criando pistas e obstáculos similares aos do motocross (claro do mesmo que jeito que os jovens estadunidenses fariam uma década depois do outro lado do Altântico), e também havia um grande envolvimento de famílias ligadas ao mundo do motocross como a Van Hegten, e  a Karsmakers aonde muitos dos integrantes foram iniciados no esporte após muita disputa a pedal nas pistas construídas nas florestas de Waalre.

Ao que parece a história do BMX começa em algum lugar nas proximidades de St. Anthonis entre os anos de 1955 e 1956 quando surgiram duas pistas. A Vollenber e uma outra construída em um terreno da família Aben, em pouco tempo na região havia mais de 50 pilotos correndo. A nova ideia provocou uma certa revolução e logo a garotada das aldeias vizinhas também construiu as suas pistas, além da pistas de St. Anthonis outras seis pistas surgiram: Afferden, Wanssum, Well, Wijchen. Oploo e Mill, também conhecida como “De Vliegende Schijven”  a “pista dos discos voadores”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário